Viação Piracicabana

Baixada Santista, 24 de junho de 2017 (Sábado)

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A Viação Piracicabana Ltda. permissionária do serviço de transporte coletivo na Baixada Santista que atende o transporte municipal nas cidades de Santos e Praia Grande, possui instalações nos municípios de São Vicente, Santos e Praia Grande, e pertence ao Grupo Comporte que atua no ramo de transporte urbano.

As operações na Baixada Santista foram iniciadas em 1993. A partir de 1994, a empresa ampliou sua atuação assumindo parte das linhas municipais de Santos, através de processo licitatório. A operação das linhas municipais de Praia Grande teve início no ano seguinte, em 1995. Os Terminais de passageiros Tude Bastos e Tatico, que são parte integrante do processo licitatório, foram construídos na cidade em 1996. Em 1997 e 1998 houve o processo licitatório de todas as linhas municipais de Santos, quando 100% passaram a ser operadas pela Viação Piracicabana.

Pioneirismo, modernidade e inovação tecnológica fazem parte da história da empresa.

Em 1998 deu início a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica com a introdução do Cartão Transporte para o Estudante. Este sistema foi consolidado em 2000 com a comercialização do Cartão Transporte Comum e a reestruturação da área Comercial. Criou-se os setores - dentro da área Comercial - Central de Atendimento (CAT) e VT Eletrônico em 2001, para permitir que as empresas adquirissem o Vale Transporte de seus funcionários eletronicamente, com mais facilidade e comodidade, por meio do Cartão Transporte.

Visando a popularização do Cartão Transporte, foi criada, em 2002, a Promoção autorizada pela Caixa Econômica Federal “Cartão Premiado” que contou com a participação de artistas famosos em diversos eventos, quando acontecia o sorteio mensal da promoção. Isso fez aumentar o número de Cartões Transportes utilizados no sistema.

Em 2003 as vendas de créditos eletrônicos foram incrementadas por meio de equipamentos denominados POS Off Line, locados em estabelecimentos comerciais (padarias, casas lotéricas, bancas de jornais etc), que são os Pontos de Venda Terceirizados (PVT). Estes equipamentos foram projetados para a venda e recarga de créditos eletrônicos (abastecimento do Cartão
Transporte Comum).

Em 2007 é iniciada a atualização/modernização do sistema de bilhetagem eletrônica com a aquisição de novos equipamentos para a operação da empresa em Santos e Praia Grande. O projeto, denominado Sistema de Supervisão e Monitoramento de Ônibus (SISMO), é implantado primeiramente em Santos. O SISMO possibilita o monitoramento dos ônibus das linhas municipais
da cidade através de GPRS (General Packet Rádio Service) que é uma tecnologia que permite o envio e recebimento de informações através de uma rede telefônica móvel.

A Viação Piracicabana possui a qualidade comprovada com a conquista e renovação das certificações internacionais ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001, mantidas desde 2009.
Em 2013, a empresa conquistou o reconhecimento nacional com a conquista do Prêmio ANTP de Qualidade, na categoria Bronze, estando entre as três melhores empresas de transporte público do país.

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